segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Começa com vc! SWU Festival




Bom, antecipadamente deixo aqui minhas humildes desculpas...não tenho postado recentemente por aqui há um bom tempo...isso se deve à finalização de minha pós-graduação, mais especificamente minha monografia (q agora está devidamente finalizada e enviada para SP...). Pelo menos é algo a menos que tenho pra fazer...

Mas vamos ao tema: SWU Festival.

SWU são as iniciais de "Start's with you", traduzindo: "Começa com você".


Este festival foi o grande marco de celebração do movimento. Foi uma experiência memorável que combinou música e arte nos dias 9, 10 e 11 de outubro na Fazenda Maeda, localizada no município de Itu, a cerca de 70 km de São Paulo. O evento ocupou um espaço de arena de 200 mil metros quadrados e foi preparado para receber milhares de pessoas ao longo dos seus 3 dias de duração. Trouxe vários artistas do mainstream mundial como Rage Against the machine, Dave MAthews Band, Queens of the Stone Age, Linkin Park, Joss Stone, Kings of Leon e mais outras centenas de bandas. Legal saber que depois do Rock'n Rio (que está mais para POP'n Rio doq qualquer outra coisa, além de estar sendo realizado em vários outros lugares do que no Brasil!!), este é um grande evento da música realizado desde 2001 em terras tupiniquins.


E não é só de boa música que foi feito o SWU. O movimento trouxe também para os seus participantes, ao longo dos três dias de duração do evento, o Fórum Sustentável, palco onde especialistas, pensadores, políticos, empresários e representantes de entidades não governamentais que discutiram com o público alguns dos principais temas da sustentabilidade no século 21.

Vale ressaltar que foram cobrados taxa de 100,00 de estacionamento para desestimular o uso de carros pelos frequentadores do evento. A água do banho foi reaproveitada e reutilizada pelos usuários dos banheiros. Foram instaladas bicicletas munidas de um sistema para recarregamento de baterias de celular.

Foram recolhidos também toneladas e toneladas de latinhas e outros materiais recicláveis afim de reverter o lucro adquirido com a reciclagem para ONGs que dão suporte ao meio ambiente.

É preciso abrir a mente para a sustentabilidade de nossos atos como cidadãos do mundo. Estamos aqui de passagem, porém isso não é desculpa para acabármos com um legado que deixaremos para os nosso filhos e netos....

Música é consciência e como tal ela deve sempre informar...gerar, agregar e não destruir.

Diogo Barbosa e Silva