segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Experimente novas técnicas

Hoje queria falar sobre algo, q com passar dos anos, passamos a dar mais valor e entendemos sua importância: os diferentes tipos de técnica ou as diferentes formas de tocar.

Técnica dentro de um contexto instrumental, nada mais é do q a forma ou o jeito de vc tocar um instrumento, objetivando somente a execução.

Claro q a execução ou a técnica vai repercutir diretamente na característica do seu som, no seu fraseado, no timbre, ou seja...na sua característica musical.

Ela é importante, pq ela vai te definir auditivamente, criando uma imagem auditiva, definindo uma identidade musical de sua pessoa. É a famosa "pegada".

Existem vários músicos que só de ouvir vc já os reconhece, só pra registrar alguns: Jimi Hendrix, SRV, BB King, Jeff Beck!!!

Esses músicos criaram uma forma de tocar que os separam dos demais músicos e isso é super importante, pq os tornam únicos dentro de um universo de milhares e milhares de guitarristas.

É importante no seu desenvolvimento como músico, dedicar um tempo à execução das suas músicas, estudando técnica aliada à musicalidade, só assim vc poderá alcançar algo q será somente sua...uma identidade do seu som...a sua forma de tocar.

Vejo muitas pessoas querendo soar igual a fulano, beltrano, ciclano...não vejo nenhum mérito nisso, aliás, vc quer ser reconhecido por algo q só vc ofereça ou por ser mais uma cópia? Lembre-se: nunca a cópia será igual ou melhor à original, portanto, busque o seu som e a sua forma de tocar.

Como exemplo, deixo aqui um vídeo do qual eu improviso sobre um clássico do Deep Purple: Smoke on the water. Essa música é muito conhecida por ter um dos mais famosos riffs de guitarra do rock mundial. Executado por Richie Blackmore, esse riff se torna diferente pq ele é não é feito com palheta em um powerchord, como grande parte das pessoas o fazem. Nesse riff, Blackmore não usa palheta, puxando as cordas com os dedos dando um efeito mais grave e aveludado ao riff...totalmente diferente.

Procure ouvir vários guitarristas ou instrumentistas com características e jeito de tocar diferentes...estude cada particularidade em suas execuções e aplique naquilo que pode agregar no seu jeito de tocar ou no seu estilo.

Obs.: A minha intenção aqui não é tocar igual ao Richie Blackmore, mas sim usar técnicas impregadas pelos grandes para construir e agregar à minha forma de tocar. Você pode fazer o mesmo!!!





Fiquem na paz!!
Diogo Barbosa e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário