terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

As artes como ponte entre o racional e o sensorial

Nós como músicos e artistas temos a responsabilidade de passar nossas experiências a cerca das várias coisas que vemos, conhecemos e experimentamos. E quando se trata de música cristã a coisa fica mais séria e complicada ainda.

Será que é possível ligar o cristianismo sensorial e estético atrelado à religiosidade, à uma realidade secular dura, fria e opaca?

Hoje temos contemplado experiências sensoriais, epidérmicas, sensitivas e estéticas no meio da música não só secular, mas cristã, também...mais do que nunca antes...em demasia eu diria até. Isso tem gerado uma esquizofrenia espiritual, demonstrando uma "criancice" religiosa perigosa no cotidiano de qualquer cristão.

Por outro lado, o racional por si só nos demonstra algo real, verdadeiro, porém massante a ponto de não convencer por si só. Ninguém converte só por saber por A+B que Deus existe. É necessário experenciar...

E será que nós como músicos podemos transcender essa linha do desespero entre o "mundo" secular frio, opaco... e o espiritual estético, sensorial, por vezes fantasioso... através da música?

Vou deixar com vcs 2 vídeos brilhantes de um camarada chamado Guilherme de Carvalho, teólogo e pensador que responde essas indagações e perguntas.

Se deliciem...







Shallom
Diogo Barbosa e Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário