quinta-feira, 15 de abril de 2010



Por Michael Frye

Muitos líderes de louvor lideram usando este divino instrumento, o violão acústico. Muitas equipes de louvor recebem bem o som de um violão na sua mistura, pois ele traz consigo um elemento rítmico e caloroso na experiência de adoração musical.

Aqui estão algumas dicas que eu selecionei nestes mais de 25 anos que eu toco violão ( Eu comecei cedo!):

Escolha sua palheta com sabedoria. Encontre a palheta correta (plectrum) para seu violão. Pergunte a outros que tocam melhor que você. Você vai se surpreender com a diferença de volume e timbre que uma palheta correta pode dar.

Corte as unhas. Mantenha suas unhas da mão esquerda sempre curtas ( ou mão direita, se você toca com a mão esquerda), e você vai perceber que é muito mais fácil tocar claramente os acordes.

Toque bem, dentro de suas habilidades. Quando você está liderando louvor com seu violão, toque bem, dentro de seus limites. Não tente aquele “acorde novo” até você ficar a vontade com ele, e você possa tocá-lo sem pensar nele. Tocando 75% de sua habilidade, ao invés de se contorcer para alcançar os 100% , a visão geral de sua qualidade musical vai ser maior, mais consistente e você se sentirá mais confiante.

Melhore sua noção de tempo. Para melhorar seu timing e técnicas de levadas, toque junto com um cd, bateria eletrônica e/ou metrônomo. Tocar com outras pessoas que são melhores que você também é uma forma muito boa de desenvolver suas habilidades.

Use o capo, que é uma ótima ferramenta. Evitando os acordes “armadilha”: uma música com os acordes Eb, Ab, Bb e Cm é um tanto complicada de se tocar no violão. Ponha o capo no 1º fret, e você pode fazer os acordes D, G, A e Bm, ou coloque o “capo” no 3º fret e você pode tocar com os acordes C, F, G e Am. Mudando o tom de uma música: não entre em pânico se você precisar mudar o tom de uma música. Apenas uso o “capo” e você será capaz de tocar a mesma sequência de acordes ( a não ser que você tenha que abaixar o tom, que neste caso, você terá que tocar acordes diferentes).

Mudando a sensação da música: toda forma de acorde tem um som único e um relacionamento único com outros acordes. Tente tocar uma música em E com o “capo” no 2º fret, e toque com os acorede de D. Ou toque uma música em G com o “capo” no 3º fret, e use os acordes em E. Se você tiver 2 violões tocando juntos, fica muito bom se cada um tocar acorde de formas diferentes, com um de vocês usando o “capo”.

Escolhendo o “capo”. O Kyser Quick-Change capo é uma escolha popular, pois ele pode ficar preso no fim do seu violão quando você não estiver usando. Se você achar que seu violão desafina quando você usa o Kyser tente o Shubb capo, já que ele é mais ajustável e mais acurado. Se ainda assim soar desafinado, vocé deverá ir a uma loja de violões e pedir que o ajudem – ou comprar um violão melhor!

O truque da troca de picking/strumming. Se eu quero dedilhar e fazer uma batida em uma única música, eu tenho um pequeno truque que eu uso. Segure a palheta entre seu indicador e dedo médio, mais ou menos no meio. Então você deverá ser capaz de dedilhar e segurar a palheta sem derrubá-la. Quando você quiser mudar tocando mais ritmado, você põe o seu polegar na palheta, levanta seu dedo indicador e usa seu indicador para escorregar a palheta para a posição de tocar. Com alguma prática você pode ficar muito ágil nisso. Você também pode trocar para o dedilhado usando o processo inverso.

Afinadores . Invista em um afinador de palco que você possa usar enquanto estiver tocando. Aprenda a afinar olhando tão bem quanto de ouvido. Se o afinador tiver um “bypass” e/ou a função “mute”, ainda melhor. Você pode afinar silenciosamente e plugar e desplugar seu violão (para economizar baterias) sem chatear o responsável pelo som (e destruir os ouvidos de outras pessoas).

Efeitos. Eu normalmente uso um pouco de reverb em meu violão, e uso o delay de vez em quando. Também uso o chorus, mas a chave é ser sútil.

Tocando com uma banda. Toque menos quando estiver tocando com uma banda! Melhore o som dos acordes. Fique atento aos baixos dos acordes e comece sua batida daí. (importante: não use sempre as 6 cordas) . Se você está tocando um acorde A e a nota baixa é a corda A (2º de baixo pra cima) - você deverá evitar tocar a corda E.

Michael Frye, junto com sua esposa Helen, lidera adoração na Taunton Vineyard no Reino Unido. Ele é autor da música “Seja o centro”, e tem tocado violão em várias gravações da Vineyard Music UK. Mike está atualmente desenvolvendo um projeto para encorajar pessoas à criatividade musical através do aprendizado de um instrumento, composição, gravação e apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário