"Sede transformados pela renovação do vosso entendimento". Rm 12:2. "Metanóia" (do grego μετάνοια) significa: conversão, mudança de atitude e pensamento, caráter trabalhado e evoluído. Para acompanhar o compasso dos tempos dentro de um contexto musical é necessário estar ligado em tudo aquilo que acontece no mundo sonoro... Aqui você poderá se informar através de dicas práticas, testemunhos, curiosidades, informativos, novidades e estudos bíblicos à cerca da Música Cristã contemporânea.
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
O canto gregoriano e o "sucessionismo" como brincadeira de mau gosto...
O canto gregoriano é um gênero de música vocal monofônica, monódica (só uma melodia), não acompanhada, ou acompanhada apenas pela repetição da voz principal com o organum, com o ritmo livre e não medido, utilizada pelo ritual da liturgia católica romana, a idéia central do cantochão ocidental.
As características foram herdadas dos salmos judaicos, assim como dos modos (ou escalas, mais modernamente) gregos, que no século VI foram selecionados e adaptados por Gregório Magno para serem utilizados nas celebrações religiosas da Igreja Católica.
Somente este tipo de prática musical podia ser utilizada na liturgia ou outros ofícios católicos. Só nos finais da Idade Média é que a polifonia (harmonia obtida com mais de uma linha melódica em contraponto) começa a ser introduzida nos ofícios da cristandade de então, e a coexistir com a prática do canto gregoriano.
O engraçado é que toda essa história do "sucessionismo batista" surgiu de uma richa de popularidade entre as comunidades Batista e Metodista entre o século XVIII e XIX, se não me engano...e a música se tornava a protagonista principal.
Em meados do final século XVIII início do XIX os Batistas estavam estagnados e não havia uma crescente da comunidade, ao contrário dos Metodistas, que alcançavam popularidade no continente norte-americano com suas músicas mais contemporâneas e polifônicas, dando ar mais contextualizado e congregacional aos cânticos. Os batistas ainda adotavam aquele estilo gregoriano...o famoso "cantochão" utilizado pela maioria das igrejas históricas.
A grande popularidade dos Metodistas aguçaram nos Batistas uma pontinha de inveja e como argumento de importância, surgiu o sucessionismo como argumento de relevância, para mostrar aos Metodistas seu devido lugar...
Para quem não sabe, o sucessionismo batista baseia-se na colocação de que a origem dos Batistas derivam da linhagem de João Batista, contemporâneo dos áureos tempos de Cristo, dando um caráter de "importância" maior à denominação em questão. Os Metodistas surgiram com Wesley no final do século XVIII na Inglaterra, alcançando maior relevância nos EUA.
Este mito se espalhou de forma grandiosa e até hoje alguns acreditam nesta história de linhagem referente a João Batista. O fato é que os Batistas verdadeiramente surgiram anteriormente aos Metodistas, mas não da forma que o sucessionismo prega. Historiadores confirmam que os Batistas surgiram no começo do Século XVII na Inglaterra através de uma insatisfação e desconformidade teológica com os preceitos anglicanos.
Na verdade, esta história não teve relevância para a relação das duas denominações com o passar dos anos, aliás, muitos sequer sabem deste fato. O fato mesmo, é que tudo não passou de uma brincadeirinha de mau gosto...
Diogo Barbosa.
Marcadores:
batistas,
canto gregoriano,
cantochão,
católico,
metodistas,
sucessionismo
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Reaprendendo o serviço...
Fala moçada! O tempo é curto e os afazeres não param...porém não há maior prazer do que servir ao Senhor. Não é a toa que o Mestre diz: "Mais bem aventurada coisa é dar do que receber" (At. 20:35). Te digo algo de coração: Quanto mais trabalho na obra mais sou abençoado...experimente vc também!!
Nós fomos salvos para as boas obras (Ef 2:10) e não pelas boas obras (Ef. 2:8-9). Portanto, a graça de Deus não só te basta como te motiva a se parecer com Cristo. Este é o nosso alvo como discípulos. De fato a preguiça abre precedentes para o pecado em nossas vidas. A preguiça foi a causa do pecado de Davi, no momento em que deixou suas responsabilidades e foi dar uma voltinha no terraço de seu palácio...(2 Sm 11:2)
Lembre-se: Tudo que for fazer no reino de Deus, faça com excelência! Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém! (Rm 11:36)
Graça e paz vos sejam multiplicada!
Diogo Barbosa
Nós fomos salvos para as boas obras (Ef 2:10) e não pelas boas obras (Ef. 2:8-9). Portanto, a graça de Deus não só te basta como te motiva a se parecer com Cristo. Este é o nosso alvo como discípulos. De fato a preguiça abre precedentes para o pecado em nossas vidas. A preguiça foi a causa do pecado de Davi, no momento em que deixou suas responsabilidades e foi dar uma voltinha no terraço de seu palácio...(2 Sm 11:2)
Lembre-se: Tudo que for fazer no reino de Deus, faça com excelência! Porque Dele e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém! (Rm 11:36)
Graça e paz vos sejam multiplicada!
Diogo Barbosa
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
No lugar secreto
Mt 6:6 - "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente"
Sabe não é fácil viver hoje em dia um evangelho pleno. Digo isso pq vivemos em um ritmo frenético: trabalho, obrigações, estudos, família....isso gera consequentemente e naturalmente problemas no trabalho, família, estudos...e isso inclui também a igreja. Não é fácil de maneira alguma lidar com isso tudo. Não estou aqui pra dizer que é fácil, não vou mentir pra vcs. Ser crente é difícil nos dias de hoje. Até mesmo por isso que acredito que hoje, realmente é privilégio ser cristão e servir à sua comunidade. Antes os levitas eram incumbidos de tal tarefa de forma integral, não tendo que se preocupar com as demais coisas....Hoje somos chamados pra fazer algo tão ou mais excelente do que fizeram os descendentes da tribo de Levi. É um grande privilégio, porém a responsabilidade e o comprometimento também se torna maior.
Sabe, sou fonoaudiólogo e passo meus dias dentro de um consultório...ou pelo menos grande parte do dia...as vezes, no meio da correria, me pego pensando em vários lugares em q queria estar, pessoas com quem queria estar compartilhando coisas, conversas....etc, e isso as veses me entristece.
Certa noite, após o trabalho, peguei meu violão e fui tocar sozinho, como há muito não fazia. Realmente entendia que o q me oprimia não era a vida cotidiana, as obrigações, as saudades, os problemas...O que me oprimia era a distância de Deus que eu me havia imposto por alguns dias...
Realmente esta noite foi um bálsamo para mim. Eu sozinho em casa com um violão diante do Rei dos Reis. Foi um encontro bem legal...é bom saber que vc tem um Pai sempre presente. Nesses dias de provações e trabalhos que não acabam nunca...esses encontros com Papai tem sido algo marcante pra mim.
O que quero dizer é : não se apegue a liturgia dos cultos...não viva sua vida pra Deus somente nos domingos...é algo tão óbvio isso, mas acredite, nós sempre caímos na mesmice. Eu acostumado a liderar louvores na minha igreja, até me esqueço que no silêncio do meu quarto posso desfrutar de momentos inesquecíveis com Deus.
Faça da sua vida um gesto de adoração!! Caminhe com Deus!!!Foi para isso que fomos criados...afim de parecermos com Cristo!
Diogo Barbosa
Marcadores:
boas obras,
domingos,
liturgia,
secreto
Assinar:
Postagens (Atom)