sexta-feira, 26 de março de 2010

Perda auditiva induzida por "Música"?




Como vimos anteriormente, ruído não é somente todo e qualquer som indesejado em alta intensidade com risco de causar danos à saúde auditiva.
Também é todo e qualquer som "desejado" em alta intensidade com probabilidade de causar a perda auditiva ao indivíduo a ele exposto sistematicamente. Nesse caso, a música ou o estímulo sonoro musical se inclui!!! Pior para nós músicos...ao saber q não estamos imunes a tal moléstia...

Primeiro vamos saber qual os três tipos de perda que podem ser causadas pelo ruído em excesso....

PERDA AUDITIVA TEMPORÁRIA (TTS): Ocorre quando o indivíduo é exposto a ruído intenso mesmo que por pouco tempo, e faz com que o limiar auditivo sofra alteração. Essa redução é temporária, e a audição volta ao normal após um período de repouso auditivo.

TRAUMA ACÚSTICO: É considerado como uma perda auditiva repentina,quando ocorre uma única exposição de ruído de impacto como explosões. Pode ser irreversível ou não, dependendo da sobrecarga neurossensorial decorrente dos níveis de pressão sonora.

PERDA AUDITIVA PERMANENTE (PAIR, PAIM OU atualmente convencionada PAINPSE): É decorrente da exposição a ruídos de alta intensidade por longos períodos. É irreversível, pois há destruição de células auditivas.

Como se observa a irreversibilidade da lesão não se deve somente a intensidade dos níveis de pressão sonora, mas também ao tempo de exposição a este estímulo sonoro elevado. Desta forma vemos uma tabela que auxilia muito na correlação entre as intensidades e o tempo máximo de exposição, presentes na NR-15, norma regulamentadora do Ministério de Trabalho que prevê os limites de tolerância para níveis de pressão sonora em cargos insalubres:


Então qual a melhor forma de se prevenir?

Simples, tentar evitar ao máximo exposições à niveis de pressão sonora elevados por períodos que apresentem risco à audição, porém, isso é possível?

Acredito que sim. Tenho mais de 10 anos de experiência ligada intimamente à música: ensaiando, tocando e cantando....e meus limiares auditivos ainda estão na normalidade, pelo menos na última vez em que me submeti à audiometria...

Deixo aqui minhas dicas práticas para vc manter sua audição intacta sem deixar de desfrutar dos prazeres que a música nos oferece.

1- Use protetores auriculares

Existem hoje no mercado diferentes tipos de protetores auditivos...desde os intra-auriculares, normalmente de silicone, até os famosos abafadores tipo phone. São de diversos modelos e materiais, atenuando desde 8 dB até 40 dB aproximadamente dependendo do tipo, modelo e material. Sinceramente não sou adepto do uso de protetores no meio musical, porque pra mim eles tiram a sensibilidade auditiva e interferem na minha acuidade auditiva para perceber as nuances da música. Porém conheço muitos músicos que usam em ensaios e até mesmo em shows sem problemas...principalmente bateristas, uma vez que em ensaios, eles priorizam mais a coordenação de movimentos do que as harmonias.


















2- Diminua o volume e se guarde para as apresentações e shows

Durante os ensaios, você não precisa tocar com volume o suficiente como se fosse para centenas ou milhares de pessoas!!!! O ensaio é o momento onde é passado os arranjos das canções, onde é priorizado a dinâmica e a interação da banda, onde são reparadas as "arestas" das músicas. Diminua o volume geral da banda de tal forma que todos os instrumentos sejam ouvidos e sejam equilibrados. Se guarde para o show...lá sim, dependendo do espaço e da estrutura você com certeza precisará de mais pressão sonora para realizar a apresentação, no entanto é necessário ter bom senso...aí entra a terceira dica.

3- Reveja o tipo de equipamento q vc utiliza tanto nos shows qto nos ensaios

Quem presenciou os anos 70, 80 e começo dos anos 90 sabe do que eu estou falando....paredes e paredes de amplificadores, jogando quilos e quilos de pressão sonora!!!! Aquilo é rocknroll!!!!! Ou melhor...era...Com a medida do tempo em que se foi vendo as consequências das atitudes desmedidas do passado, a indústria da musica procurou rever seus conceitos e aprender com os seus erros...No tópico anterior vimos o audiograma do guitarrista do Mr. Big, Paul Gilbert. Isso se deu após shows e mais shows frente a aquela parede de amplificadores. Com certeza olhando hoje, relamente era uma atitude desnecessária. Hoje vemos como mudou a ótica dos equipamentos e suas disposições e localizações nos palcos. Para ambientes menores aplificadores menores e para ambientes maiores, amplificadores de estatura compatível para o local. No caso de grandes lugares para shows e apresentações como ginásios e estádios, deixa-se o trabalho de propagação do som para os P.A´s. O amplificador no caso será responsável somente por dar o feedback e gerar o timbre do instrumento ao gosto do músico e dos técnicos. Com um bom conjunto de microfonação profissional, o som do amplificador será reproduzido pelos P.A´s sendo eles os responsáveis por projetar todo o som para o restante do local. Pouco se vê hoje em dia paredes e paredes de amplificadores...visualmente pode até ser diferente, portanto, no aspecto funcional auditivo, pouca é a diferença, senão nenhuma, portanto o resultado acaba sendo o mesmo.




4- Guarde o repouso auditivo e sensibilize a sua audição

É importante guardar o repouso auditivo nos momentos em que vc não estiver tocando. O repouso auditivo é o momento no qual vc se isenta de ouvir sons em alta intensidade, se permitindo o silêncio por algumas horas. O repouso auditivo indicado para a realização da audiometria é de 14 horas, portanto, depois de um show ou apresentação, procure tirar um repouso auditivo por este período pelo menos para que as estruturas internas do ouvido possam se reestabelecer do processo de fadiga, evitando posteriores lesões. Músico sempre gosta de ouvir música em alto volume por uma cultura adquirida de forma errada. Tudo tem o seu momento...fora das apresentações e shows, ouça sempre som em volume agradável e de preferência sem fones de ouvido, principalmente aqueles de inserção!!!! Qto mais interno for o fone de ouvido, mais forte será o impacto sonoro na cóclea. Ouvindo música pelas caixas de som e em volume médio você estará sensibilizando sua audição, criando um hábito saudável e evitando lesões posteriores.

Com essas dicas vemos que podemos manter a nossa saúde e qualidade de vida sem perder a atitude!!!!

Diogo Barbosa e Silva.

Um comentário:

  1. uma verdadeira aula sobre higiene auditiva.

    Durante anos usei fones à toda, hoje sinto uma fadiga na audição.

    Mas, realmente, o ensaio mais comedido torna-se bem mais produtivo e menos cansativo com essas simples observações...

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