sexta-feira, 5 de março de 2010

Incentivando uma mente criativa


Deus nos deu uma mente dotada de inteligência para criármos e desta forma devolver o privilégio de sermos filhos em forma de exaltação e glorificação do Pai, portanto convém que seja feito o nosso melhor para aquele que nos gerou, não acham?
Por exemplo...eu como músico, posso muito bem criar músicas que falam de amor, paixão, que contam histórias curiosas e tudo mais...porém a minha experiência com Deus me levou por um caminho de gratidão, da qual não posso mais recuar. Desde a minha caminhada no começo da música, só pensei em desenvolver o dom de Deus em mim de maneira a criar formas de devolver tamanho favor imerecido...desta forma nasceu minha primeira composição: "Verdadeira Razão".
Paulo nos diz em sua epístola aos Romanos:
Rm 11:36 - "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém"

Quero te estimular neste capítulo, a desenvolver uma mente criativa para a composição de cânticos através de dicas práticas que funcionaram bem pra mim em minha experiência como compositor.

1- Faça anotações recorrentes.

Sempre escreva sobre coisas que te inspiram, te intrigam ou até mesmo que acontecem na sua vida. Pode ser um momento de provação ou um momento de alegria e realização. Não é preciso fazer anotações diárias, mas assim que você estiver afim de escrever, é bom que anote tudo para que depois não se esqueça de pequenos detalhes...
Estes momentos refletem experiências e sensações que serão úteis no processo de composição e com certeza, deste acontecimento podem sair temas que você poderá descrever durante a composição de uma música.

2- Ande sempre com um gravador e registre tudo aquilo que te inspira ou vêm à sua mente em forma de música.

Já se viu em determinados momentos cantarolando certas melodias nunca antes escutadas? Eu também...nesses momentos é sempre bom ter um gravador portátil por perto, tipo Mp4 para gravar essas coisas. Essa canção pode servir como linha melódica ou arranjo em determinada canção. Não importa se você não estiver impunhando um instrumento naquele momento. Grave com sua voz mesmo e depois tente reproduzi-lo em casa no violão ou teclado...

3- Escolha um ambiente propício à composição

Quando vou compor algo, eu não faço isso no meio da sala com a televisão ligada, com outras pessoas conversando, cachorro latindo ou barulho de carros...
A música é sentida por meios sonoros e também da mesma forma ela é criada. Se houver muitas distrações, o processo de composição se torna um pouco complicado.
Procure lugares que estimulem também seus outros sentidos como o olfato, a visão e o tato. Um bom ambiente oferece de forma harmoniosa este misto de sensações que com certeza contribuirão para o sucesso deste processo criativo.

4- Estabeleça momentos de orações e de intimidade com Deus

É necessário separar momentos de devocional com Deus no dia a dia. Os cânticos de adoração e louvor falam das qualidades e atributos de Deus. Como compositores é necessário que falemos e cantemos com propriedade e autoridade as músicas que compomos. É fundamental a leitura da palavra, parece até óbvio o que falo, porém é triste a quantidade de musicos e levitas que observamos não ter o mínimo de intimidade na oração e na adoração.

Pela leitura das escrituras nossa fé é fundamentada e alicerçada:
"De sorte que a fé vêm pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" (Rm 10:17).

Nem podemos agradar a Deus se não estabelecermos contato com Ele:
"Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." (Hb 11:6).

Estabeleça períodos de louvor em seu quarto ou em um lugar reservado e tente observar a voz de Deus lhe falar...esses momentos são fundamentais para um relacionamento saudável com o Pai e te garanto que eles serão definitivos para te inspirar a criar novas músicas que edificarão a sua vida e a vida de outras pessoas.

2 comentários:

  1. Quem lê sobre o processo de composição até pensa ser fácil tal tarefa. Pode até ser, para os que têm o dom específico, melhor ainda se tiverem a possibilidade de elaborar lindas composições como as suas...
    excelente texto...

    ResponderExcluir
  2. Com certeza é um dom formidável, a qual, confesso não tenho desfrutado muito...talvez pela falta de tempo ou de desafios em um projeto musical....porém, quero voltar a ativa e produzir boas músicas em nome do Rei.

    ResponderExcluir